Instituto Mamirauá realiza censo demográfico em Unidades de Conservação do Médio Solimões

Publicado em:  5 de agosto de 2024

Desde fevereiro de 2024, a equipe do monitoramento populacional do Grupo de Pesquisa em Territorialidades e Governança Socioambiental na Amazônia do Instituto Mamirauá vem realizando expedições para atualização do censo demográfico realizado nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Amanã e Mamirauá. 

As informações coletadas compõem uma série histórica de monitoramentos realizados pelo Instituto Mamirauá ao longo de mais de 20 anos. O monitoramento fornece dados para a produção de indicadores que possibilitam analisar as mudanças socioambientais que vêm ocorrendo nas Reservas Amanã e Mamirauá e sua área de entorno.

As expedições iniciaram no dia 16 de fevereiro na Reserva Mamirauá e encerram em julho na Reserva Amanã. Até o momento foram percorridas mais de 277 localidades, e foram entrevistados 3.483 moradores. 

Pela primeira vez na história do levantamento foram utilizados formulários com aplicativo móvel para coleta de dados a partir do aplicativo ESRI Survey 123, um sistema de processamento utilizado para criar, partilhar e analisar dados. Os formulários podem ser publicados simultaneamente em smartphones, tablets e computadores portáteis. Os dados registados são automaticamente geocodificados e tornados acessíveis através do ArcGis Online, o que facilita a análise remota e a divulgação dos resultados. 

A partir dos dados coletados, espera-se apresentar um panorama das comunidades moradoras dessas duas Unidades de Conservação e subsidiar políticas de ordenamento territorial. Espera-se também que esses dados possibilitem a construção de indicadores e índices sociais de grande relevância para as avaliações dos resultados de programas de desenvolvimento social e econômico das Reservas Amanã e Mamirauá.  

Texto: Heloísa Corrêa Pereira

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: